P1090229

Na última segunda feira, dia 1º de janeiro de 2018, aconteceu a tradicional festa em honra a São Benedito, Santo que desperta grande devoção popular, na pequena cidade de Antônio Dias.

Centenas de romeiros chegaram à cidade, ainda com o dia amanhecendo, para participar das celebrações que são preparadas com muito carinho, amor e zelo.

Os romeiros foram acolhidos pelo Padre Odilon Ferreira, que celebrou a Missa às 08:00h da manhã. Essa celebração é chamada popularmente, de Missa dos Antônio-dienses Ausentes. Às 10:00h, o Padre Geraldo Morine de Ipatinga, celebrou a 2ª Missa do dia. O mesmo trabalhou como vigário, nesta Paróquia no passado. Durante sua homilia exortou os fieis para o real compromisso em servir a Deus e aos irmãos no ano que se inicia. Às 13:00h, a 3ª Missa foi celebrada pelo Padre Raimundo Vieira Rocha, que foi Pároco nesta cidade, por 9 anos. Às 15:00h aconteceu o Momento Mariano, com a oração do Santo Terço e meditações sobre a importância de Maria para a Igreja. Esse momento foi conduzido pelo Seminarista Hálesi Carvalho, que é filho da cidade. Às 16:00h o Padre José Cláudio Oliveira responsável pela paróquia presidiu juntamente com o Padre Odilon Ferreira a Solene Missa em honra a São Benedito. Como destaque, tivemos a participação do Congado e da Banda de Música da cidade de Nova Era/MG, abrilhantando a liturgia. Durante sua homilia, destacou a importância dessa Festa Centenária para o município, bem como para o povo de Deus que se desloca de várias partes de Minas e do Brasil, para cumprir sua promessa, fazer sua oração e agradecer pelas graças alcançadas. Após a celebração, aconteceu a tradicional procissão pelas ruas da cidade, que ficaram tomadas por fieis, que alegres louvavam a Deus pelas bênçãos recebidas. Ao retornar à Igreja, realizou-se a troca de coroas e foram distribuídas fitas abençoadas e flores que adornaram o andor.

Neste ano, os romeiros contaram com melhorias para participação na festa. Além do carro da COPASA que forneceu água durante o evento, o Padre José Cláudio Oliveira, responsável local, com o apoio da população, montou uma barraca de distribuição de água, para ajudar no atendimento, trazendo mais conforto aos presentes. Também foi instalada uma tenda na lateral direita da Igreja, para abrigar os fieis que não conseguiram ficar dentro do templo, devido ao grande número de romeiros.

A Festa realmente foi uma grande demonstração de fé e piedade dos devotos de São Benedito.

Parabenizamos o Pe. José Cláudio Oliveira, os Reis Festeiros junto aos príncipes e todos que colaboraram para o sucesso dessa festa.

Antônio Dias, 1º de Janeiro de 2018.

P1090202P1090220P1090240P1090268P1090287P1090303

Por Seminarista Hálesi Carvalho