clip_image002

A Importância da Unidade de Conservação e demais áreas protegidas da Usina Hidrelétrica Guilman-Amorim (Nova Era e Antônio Dias/MG) foi tema do VIII Encontro de Energia e Meio Ambiente promovido pelo Consórcio UHE Guilman-Amorim no dia 12 de dezembro de 2017, no CEAP- Centro de Educação Ambiental e Apoio aos Visitantes da UHE Guilman-Amorim, em Antônio Dias/MG.

O Gerente Técnico Operacional do Consórcio UHE Guilman-Amorim, Roberto Carlos Oliveira de Aragão, deu início ao evento provocando uma reflexão sobre a importância das Unidades de Conservação e a manutenção dos recursos hídricos, insumos básicos para geração nas hidrelétricas. Também foram apresentados pela Coordenadora Técnica e Executiva de Meio Ambiente do Consórcio UHE Guilman-Amorim, Sônia Santos Baumgratz, e pelo Geógrafo, Ricardo Soares Boaventura, alguns fundamentos e exigências legais para implantação das Unidades de Conservação, principalmente no que se refere ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e a importância da RPPN Guilman-Amorim para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. De acordo com os palestrantes o manejo ecossistêmico da cobertura vegetal e o monitoramento da fauna realizados na RPPN Guilman-Amorim e no seu entorno, além de procurar enriquecer e manter as comunidades vegetais e animais em equilíbrio, proporciona a geração de dados importantes tanto para a pesquisa científica quanto para a elaboração de materiais com foco na educação ambiental para diferentes segmentos da população.

Além das palestras, os participantes visitaram a Trilha da Jaguatirica, localizada dentro da RPPN. A trilha, com 800 metros de extensão, foi implantada em 2001, para propiciar a conscientização ambiental durante as visitas à Unidade de Conservação. Durante o percurso, os visitantes, acompanhados pela equipe técnica da Usina e orientado por placas, conhecerem as espécies vegetais, a dinâmica dos canais fluviais existentes e a evolução dos espaços protegidos e/ou em recuperação ambiental. Com o objetivo de enriquecer ainda mais a visitação, foram disponibilizados aos visitantes o folder da RPPN e a cartilha da Trilha da Jaguatirica.

clip_image002[6]clip_image002[8]clip_image002[10]

Fonte: Lorena (Ecodinâmica)