Reunião hoje da ALPHA com representantes do Patrimônio Histórico de Ipatinga e o Projeto Chapéu de Pallha.

Restauração do Casarão em Antônio Dias

Aprovado pelo Minc, Lei Rouanet, projeto que prevê obras de recuperação arquitetônica de um dos mais importantes sobrados históricos da cidade de Antônio Dias/M.G, e de toda a região, O Casarão da Praça Ana Angélica. A recuperação visa além da recuperação arquitetônica em si, a implantação futura de um centro cultural comunitário, antiga reivindicação da população. O projeto contempla, portanto, além de aspectos da restauração e recuperação do imóvel, a sua completa adaptação para o novo uso, devidamente discutido e planejado com a comunidade do município de Antônio Dias.

A proposta de intervenção no Casarão, localizado na Praça Ana Angélica, em Antônio Dias, se baseia no pedido da comunidade local que busca reinseri-lo na dinâmica da cidade, integrando-o às necessidades da vida local, sem, contudo, deixar de observar os princípios que norteiam o processo de restauro. Isto irá fomentar a cadeia produtiva da economia da cultura local, já que o novo espaço, uma vez recuperado, gerará oportunidade de trabalho artístico cultural no próprio processo da obra de restauração e, futuramente, com a implantação do novo espaço. Esta obra de restauração irá reintegrar o Casarão, à paisagem urbana e à vida cotidiana, recuperando a sua importância histórica.

Sobre o Casarão

Situado na Praça Ana Angélica, área central de Antônio Dias, um sobrado construído entre os anos de 1835 e 1850 pelo Coronel Manoel de Barros de Araújo Silveira já cumpriu várias funções para a comunidade como:

1850 -1924 – Casa Unifamiliar;

1924 -1940 – Sede da Companhia Vitória-Minas;

1940 -1954 – Sede da Companhia Vale do Rio Doce;

1965 -1979 – Sede do Ginásio Estadual Prof. Letro;

1980 -2015 – Ocupações flutuantes: Biblioteca Pública Municipal, Juizado Informal de Pequenas Causas, Almoxarifado da Prefeitura, Serviço Integrado de Assistência Tributária Estadual, posto telefónico, funerária, abrigo emergencial para duas famílias.

Daí a importância social deste Casarão para a cidade, valorizando o patrimônio Cultural local elevando o sentimento de pertencimento comunitário ampliando o turismo cultural.

O Projeto

Em 2013, houve uma conversa entre a prefeitura de Antônio Dias e a Vale, donde, a partir daí a Vale contratou a empresa Artmanagers, de Belo Horizonte, para criar o projeto arquitetônico de restauração e inscrevê-lo no edital da Lei Rouanet, além de acompanhar seu processo até a aprovação. Após aprovado, em nome da ALPHA – Associação Local do Patrimônio Histórico e Artístico de Antônio Dias – o projeto foi entregue à comunidade que irá realizar sua captação em parceria com a empresa Fino Trato Produção Cultural. Todo este processo decorre de cerca de três anos.

Após a restauração o projeto arquitetônico prevê a área de serviço, um café, pequeno auditório com 51 lugares, o espaço “Viva!” dedicado à contação de estórias para crianças, espaço onde poderão ocorrer sessões de filmes ao ar livre, pequenas feiras e demais reuniões da comunidade, salas de dança, música e oficinas, além da área administrativa, criando um centro cultural qualificado que e poderá gerar ocupação permanente de jovens e adultos, com atividades socioculturais de alto valor social. As atividades culturais a serem desenvolvidas no futuro espaço restaurado poderão, de forma transversal, contribuir para com o processo educacional local, ampliando a oferta de programas extracurriculares para as escolas da rede pública de ensino.

Nesta próxima quinta-feira dia 30 de novembro a ALPHA em parceria com a Prefeitura Municipal de Antônio Dias, fará uma reunião na câmara Municipal de Antônio Dias para apresentação a toda comunidade do projeto de restauração e uma conversa que faz parte do projeto de Educação Patrimonial desenvolvida pelo município que propõem o dialogo com a comunidade da importância de se preservar os bens culturais do Município.

O projeto tem como equipe técnica:

ALPHA – Proponente e Direção Geral;

Flávio Grillo – Arquiteto Projetista;

Drummond Consultoria Eirelli – Coordenação Administrativo-financeiro e prestação de contas;

Fino Trato Produção Cultural – Produção Cultural e Captação – 31 988299591;

Maria Cloenes – Coordenadora Geral – 31 988552438.

Serviço.

Patrimônio – preservar e cuidar

Local câmara municipal de Antônio dias

Dia 30 de novembro

Horário 18h

Realização ALPHA e Prefeitura Municipal de Antônio Dias.